Buscar

BENEFÌCIOS DO CHÁ!

Atualizado: 23 de abr. de 2021

Sua saúde em uma xícara.




Entenda como essa bebida age no seu organismo.


Gelado ou quente, só ou acompanhado, o chá parece sempre uma boa pedida. A bebida conquistou o mundo com sua versatilidade que a deixa irresistível para qualquer ocasião. Você sabia que nosso queridinho também é bom para a saúde ?


Utilizado há milhares de anos, aparece em diversos momentos de nossa história protagonizando grandes festas e rituais. Os antigos demonstravam já conhecer algumas propriedades mágicas deste hábito, usando o chá para diversos fins curativos.


Recentemente, cientistas passaram a investigar as qualidades dessa bebida milenar, o que descobriram foi que o chá pode ser de fato, um grande aliado para a nossa saúde. Quais seriam então os benefícios desta bebida ?



Saúde de Ferro


Vitaminas e minerais têm funções essenciais para o nosso corpo, são elas que regulam as enzimas e os hormônios, sendo as enzimas as proteínas responsáveis pelas reações químicas e os hormônios reguladores de diversos processos como fome, pressão, etc.


Alguns chás como o Chá verde e a Moringa, possuem bastante cálcio, que fortalece ossos e dentes, além de contribuir para a coagulação do sangue. Também encontramos o ferro, que funciona prevenindo anemias, desintoxicando o fígado e formando colágeno, participando da síntese dos neurotransmissores serotonina e dopamina, sendo importante para o sistema nervoso.


A vitamina K é encontrada em alguns chás como o chá preto e tem papel essencial na constituição dos ossos, fortalecendo o esqueleto e fazendo com que os riscos de osteoporose diminuam.


As ervas tomadas em chá também ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico devido às suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que quando ingeridas podem combater diversas doenças como gripes, resfriados, infecções de garganta, etc.


Estudos apontam ainda que tomar chá pode aumentar o nosso desempenho em exercícios físicos. As catequinas, substâncias presentes no chá-verde, aumentam a capacidade do organismo quanto a queima de gordura como fonte de energia, isso contribui para uma melhor resistência muscular.


Ganhando alguns anos de vida


Desequilíbrios dos radicais livres podem trazer sérios prejuízos a longo prazo. Estas moléculas instáveis são utilizadas para converter os nutrientes dos alimentos. Quando em excesso, podem causar envelhecimento precoce, queda do sistema imunológico e até doenças mais sérias como artrite, cataratas, etc.


Substâncias antioxidantes funcionam para estabilizar os radicais, neutralizando sua ação e funcionando como bloqueadoras que garantem o rejuvenescimento e a preservação das células. Mas onde encontrar estas substâncias ?


Os chás estão cheios de antioxidantes que nos auxiliam na saúde funcionando como um verdadeiro elixir da juventude : previnem o aparecimento de diversas doenças, contribuem para a regeneração das células e fortalecem nosso

sistema imunológico nos garantindo bons anos de vida.


Um Coração tranquilo


Um hábito aliado à saúde do coração pode ser o chá. Estudos publicados recentemente indicam que indivíduos que consomem de uma a três xícaras de chá-verde por dia apresentaram quase 20 % de redução no risco de ataque cardíaco e 35 % de redução no risco de acidente vascular cerebral, além de menores níveis de colesterol LDL.


Outros estudos indicam que alguns chás como o hibisco, são atuantes de forma benéfica no tratamento para hipertensão, uma das causas de acidentes vasculares.


O consumo diário do chá pode ser um fator decisivo em nossa qualidade de vida : funcionando como prevenção a doenças cardiovasculares, ele nos ajuda a manter uma rotina saudável e tranquila.


Limpeza Interior


A água possui a função de limpar o nosso corpo, quando deixamos de ingerir água ou quando temos uma dieta rica em sal e sódio, a urina deixa de ser produzida retendo o líquido do nosso corpo. Este processo pode trazer muitos desconfortos, como cólicas e até infecções.


O consumo cada vez maior de processados, o alto grau de poluição e o grande consumo de agrotóxicos, contribuem muito para a intoxicação do organismo por substâncias nocivas.


O chá possui um efeito diurético no corpo, ajudando o nosso organismo a eliminar de forma eficiente toxinas, dessa forma ele contribui para a limpeza e desintoxicação do corpo.


Digerindo Tudo


Depois do almoço, nada melhor do que tirar um momento para descansar e assim seguir o dia com disposição. Estudos indicam que essa prática nos revigora para um melhor desempenho em nossas funções cotidianas.


Todavia, alguns problemas como azia e má digestão, podem atrapalhar este momento, causando desconfortos como : náuseas, vômito, dor de estômago, refluxo, etc.


Chás de ervas podem contribuir na construção de uma pausa feliz e livre de incômodos. Muitas plantas podem agir na reversão de quadros de náusea, como é o caso do gengibre, outras também podem ser aliadas do processo digestivo ajudando o suco gástrico na dissolução dos alimentos.


Para aqueles com síndrome do intestino irritável, a Camomila pode agir como antiespasmódico, inibindo a motilidade da musculatura visceral. O efeito produzido é o de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.


Também existem plantas que colaboram para a eliminação de gases e outras que contribuem no processo de reconstrução da flora intestinal. O chá puro sem ser adoçado não contém calorias, o que o torna uma boa pedida para quem quer emagrecer.


Confira nosso Blend Digestivo e faça do seu pós-almoço um momento de paz.


De Bem com a Vida



Como vimos até aqui, o chá traz diversos benefícios para a saúde, promovendo qualidade de vida a longo prazo, se consumido de forma regular.


Mas não é só do nosso físico que o chá pode ser um grande aliado, muitas ervas tem qualidades tranquilizantes e energizantes, funcionando como substitutas naturais nos tratamentos para depressão, ansiedade e distúrbios do sono.


O poder fitoterápico das ervas podem garantir a manutenção de nossa saúde mental, tornando a vida mais prazerosa. A cháterapia nos traz a possibilidade de reconexão entre corpo e mente, funcionando como um complemento no processo de busca pelo equilíbrio psíquico.


Agora que você já sabe todos os benefícios que o chá pode trazer para a sua saúde, tá esperando o que para começar a tomar hoje mesmo? Experimente nossos Blends e sinta o poder do chá !


Se interessou pelo conteúdo ? Curta, comente e compartilhe.



























15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo