Buscar

CHÁTERAPIA: A PRÁTICA QUE PODE MUDAR SUA VIDA!

Atualizado: 21 de abr. de 2021

Descubra como este hábito milenar pode ser um aliado da sua saúde e bem-estar.



A Natureza que Cura


Você tem uma reunião de negócios, uma oportunidade no trabalho que você aguardou durante meses, está tudo em sua mente e você só precisa fazer acontecer, de repente a tensão aparece e você passa a sentir uma dor de cabeça terrível.


O que você faria? Dificilmente alguém responderá que tomou um chazinho, a maioria de nós irá dizer que estava sem tempo e foi a uma farmácia onde comprou algumas aspirinas.


Um mundo sem tempo


Vivemos numa sociedade cada vez mais distante da natureza, é só caminhar pelas ruas e observar, quantas árvores veremos no caminho? Com certeza será bem menor que o número de carros.


Corremos para acompanhar o ritmo acelerado dos centros urbanos cada vez mais cinzas e nem mesmo nos damos conta de parar e contemplar o que está à nossa volta.


Nossa mente é bombardeada por informações e nossas habilidades curativas são substituídas pela necessidade de respostas imediatas, que prometem uma cura instantânea para qualquer adversidade.


Uma sabedoria antiga


Apesar disso, a relação entre natureza e cura se mostra existente há milênios, sendo preservada nos dias atuais em diversas culturas. Podemos encontrar nas mais variadas tradições o uso de raízes, folhas, flores e caules de plantas de forma medicinal.

A mais antiga prova do uso de ervas medicinais pela humanidade é datada há 60 mil anos atrás, Neandertais usavam plantas medicinais no tratamento de suas doenças, resquícios de ervas com princípios ativos semelhantes a aspirinas e antibióticos foram encontrados em arcadas dentárias.


Observe os sinais


Como os Neandertais sabiam quais plantas deveriam utilizar para tratar suas doenças ? Existe a hipótese de que este conhecimento foi aprendido através da observação de outros animais e também pelo próprio uso das ervas e suas reações no corpo humano.


Hipócrates, grego considerado por muitos como o ‘’pai da medicina’’ diz : ‘’ Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio’’. Desse modo, o filósofo pensou a alimentação e o uso de plantas como forma de garantir disposição e saúde.


Qual seria então a resposta para uma vida saudável? Observar o que consumimos pode não ser a solução, mas com certeza é um grande passo para alcançar esta transformação. Mas onde entra o chá nessa história ?


Origens do chá


A lenda nos conta que por volta de 2737 a.C. o Imperador da China, Shennong, descansava sob uma árvore de chá ao perceber que algumas folhas haviam caído em sua panela de água quente. Intrigado, o monarca resolveu provar a bebida, que descobriu ser saborosa.


Os monges budistas em 420 a.C. na China, usavam folhas de chá para manter o foco na meditação e as cultivavam perto dos mosteiros. A bebida fez tanto sucesso que passou a ter uma estrada que ligava a China à Mongólia e ao Tibete denominada como Rota do Chá.


Os portugueses foram os primeiros na Europa a descobrir a bebida de propriedades relaxantes e curativas, mas foram os Holandeses que passaram a comercializar e distribuir a erva pela Europa.


Em breve, o chá se tornaria a bebida mais consumida no mundo, depois da água, fato este que se estende até os dias atuais.


O chá como um ritual


No Japão a cultura do chá ganhou grandes proporções. No princípio era destinado apenas a classes mais ricas da sociedade, sendo inclusive proibido a mulheres.


Os monges entendiam o caminho do chá como uma sagrada filosofia de vida, para a qual era necessário um ritual seríssimo.


No final do século XIX mulheres conquistam o direito de tomar chá, viúvas e órfãs de guerra passam a ser ensinadas, para que sobrevivam como professoras da cerimônia do chá. Para que a cerimônia aconteça, o mestre deve conduzir de forma que seja integrado os princípios de Harmonia, Respeito, Pureza e Tranquilidade.


A cura através do chá


Na área da fitoterapia (estudo das ervas medicinais) o uso do chá é visto como fonte de diversos benefícios para a saúde. Através da ingestão da bebida é possível obter ganhos notórios para a saúde.


Pessoas que realizam um consumo razoável de chá diariamente aumentam sua longevidade, com seu corpo físico e mental fortalecidos. O chá nos beneficia não só com suas propriedades medicinais, mas também com sua capacidade de nos trazer paz e tranquilidade através de seu aroma e sabor.


Na fitoenergética se compreende as propriedades de cura do chá pela aromaterapia e cromoterapia. Por isso, na hora de tomar chá você precisa estabelecer uma ativação plena de todas as suas qualidades.


Mas como fazer isso ?


Cháterapia


A cháterapia é pensada para que você possa usufruir de todos os benefícios desta prática mágica, se dedicando a um momento do seu dia para o consumo de chá.


Para além de um espaço adequado, gostaria que você percebesse todas as qualidades do chá que irá tomar, com a atenção plena desde o momento de sua preparação alquímica.


Sinta em sua respiração o aroma do chá e em seguida o beba imaginando todos os benefícios, como uma luz a invadir seu corpo, preste atenção no sabor e nas sensações que serão despertadas.


Como ensina o monge budista Tich Nhat Hanh se deve :


‘’ Sentir o calor da xícara, apreciar o colorido da infusão, aspirar seu perfume, degustar lentamente cada gole. Se você fica remoendo eventos passados,ou preocupando-se com os futuros, de repente vai se dar conta de que bebeu todo o chá sem perceber’’.


A vida seria então como uma xícara de chá e saber apreciar a hora do chá é também saber apreciar a vida. No desenvolvimento do estudo fitoterápico e na terapia holística, percebemos a importância de observar a nós mesmos e o mundo que nos cerca.


A Cháterapia produz um efeito positivo que equilibra as emoções, reorganiza os pensamentos e nos conecta com energias superiores. O hábito do chá, traz uma cura em processo coletivo, na medida em que se dissemina esta prática tão benéfica aos níveis mais sutis da consciência.


Um poder mágico


Seja para insônia, impaciência, hipertensão, desconcentração, ansiedade ,problemas gastrointestinais ou os incômodos causados pela tpm, os chás aparecem como um elixir mágico, aumentando consideravelmente a saúde e disposição de quem o consome.


Entretanto é preciso ter conhecimento sobre o assunto, para que você tome o chá perfeito para suas necessidades do momento.


Pensando nisso, a Poção Mágica traz chás feitos especialmente para você viver essa experiência transformadora. Oferecemos em nossos serviços uma linha de chás já formulados e consultas com nossa fitoterapeuta, onde você pode ter acesso a chás exclusivos. Tudo isso sem precisar sair de sua casa.


E aí, já apreciou sua xícara de chá hoje ? Venha conferir nossa e comece já com essa prática que vai mudar sua vida.


Se interessou pelo conteúdo ? Curta, comente e compartilhe.














32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo